Nau Desgovernada

Como afundar uma Universidade

Ernani Furacão

Tem gente que consegue deixar suas marcas por todos os lugares em que passa. Em alguns casos, mais que marcas deixa pegadas. Quatro marquinhas no solo e as fezes derramadas pelo caminho. Vamos ao que interessa.

Ernani José de Paula, gestor da Universidade São Marcos, filho do dono (o preferido, dizem as más línguas) é também ex-prefeito cassado de Anápolis, segunda maior cidade de Goiás. Chegou por lá faz tempo e foi fundador do Instituto Melon de Paula e dono da Fazenda Barreiro. Na Fazenda Barreiro, na cidade de Silvânia, tinha como sócio o ex-ministro das comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso sr. Pimenta da Veiga.

Para entender as estripulias do ex-prefeito e atual algoz dos ex-funcionários da São Marcos, acompanhe parte da entrevista de Onaide Santillo ao Jornal Opção.

Veja a entrevista na íntegra em: http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Destaques2&idjornal=47

Os destaques no texto são meus. Em breve colocarei os processos trabalhistas que se arrastam no Tribunal Regional do Trabalho de Goiás envolvendo a Fazenda Barreiro e o Instituto Melon de Paula. Aguardem.

Patrícia Moraes — A imagem que fica é a de que demoliram o prefeito porque já não era mais interesse político tê-lo por perto.
Ao contrário. A imagem do prefeito era um castelo de papel que foi desmontado. Ninguém demoliu a imagem de Ernani, ele próprio foi quem a demoliu. Ele tirou uma empresa que tinha convênio de 600 mil reais para fazer a coleta de lixo em Anápolis e contratou outra sem nenhuma concorrência por um milhão e meio. O prefeito estava devendo outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro para os funcionários. Para resolver o problema, disse para os funcionários fazerem empréstimo no Banco do Brasil, porque ele iria saldar com o IPTU e que depois pagaria tudo. Para completar, afirmou que, se não funcionasse, pagaria os juros do próprio bolso. Muitas pessoas acreditaram. E pergunte se ele pagou.

Rogério Lucas — A sra. tem conhecimento de uma declaração do secretário Fernando Cunha de que toda contabilidade da prefeitura, a partir do mês de junho, estava restrita a um computador pessoal?
Pessoal e que só Ernani tinha a senha de todas as contas da prefeitura. Uma outra questão importante. Como é que uma prefeitura recebe convênio da embaixada do Japão, 75 mil dólares, e some com o dinheiro. Simplesmente não se sabe onde foi aplicado o dinheiro. Agora, a embaixada pediu de volta o dinheiro. Alguém deixou de dar apoio para ele? Não, simplesmente, Ernani desfez uma imagem que foi construída com total falsidade. Realmente os políticos o procuravam porque o poder de manipulação da imagem criada foi muito forte. Mas, em Anápolis, sabemos que o desequilíbrio pessoal e comportamental de Ernani não deixava a menor dúvida de que se tratava de uma pessoa com a imagem muito frágil.

José Maria e Silva — A sra. não acha que na verdade o que existe não é o poder de Ernani, mas uma certa síndrome de escravidão na população brasileira perante aqueles que são endinheirados?
Tem razão. A própria cidade criou essa imagem do Ernani. Diziam: “a Fazenda Barreiro é um sucesso. Não tem nenhuma fazenda nas imediações que seja tão bonita quanto. A casa é cinematográfica”. Também comentavam que Ernani estava vendendo feno. Quem que não fica entusiasmado com uma pessoa que deu certo na vida? Se ele foi tão bem nos negócios com certeza vai ser um bom prefeito. Há um episódio que eu nunca vi, mas comentam que, nos comícios, Ernani dizia que, se a prefeitura não tivesse dinheiro, ele tinha para realizar todos os projetos. Em cada igreja Ernani prometeu uma escola. Dizia que para tudo a Fazenda Barreiro iria bancar. No entanto, sabe-se que a Fazenda Barreiro também era um castelo de cartas.

Rogério Lucas — A situação de Ernani, efetivamente, não é boa. É verdade que ele deve muito?
Exatamente. Ernani deve muito. Ele desfez a grande sociedade da qual se orgulhava, com Pimenta da Veiga.

junho 3, 2008 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: