Nau Desgovernada

Como afundar uma Universidade

Intensivão de agosto

Tripulantes, ex-tripulantes e amigos,

Hoje é dia 18 de agosto. Para alguns de nós, vítimas da Universidade São Marcos, completa um ano de martírio essa viagem tormentosa à bordo da Nau Desgovernada.

Para não ficar na lamentação, prefiro considerar que resistimos. Eles são articulados, têm dinheiro, amigos influentes. Mas são somente uma família, consideram-se donos da bola na Universidade São Marcos, velha mania das elites do país. Por outro lado, nós somos muitos, dezenas, centenas. Trabalhamos duro para deixar naquela Nau, todos os dias, durante anos, a força que eles transformaram em dinheiro e poder.

Nós, infelizmente, ainda estamos desarticulados, desconfiados da nossa força. Eles ganham terreno, ganham tempo. Este blogue, modéstia às favas, está fazendo seu papel. Conseguiu, durante semanas a fio, colocar um ponto de contato entre os interessados em mudar a situação.

Este Almirante sugere fazer um intensivão para reunir nossos marujos. Precisamos formar os grupos de ação para: a) denunciar formalmente a situação da Nau nos órgãos públicos competentes; b) pressionar a mídia (impressa, televisiva e de rádio) com e-mails e cartas, contando a experiência de cada um desta Nau Desgovernada; c) enviar informações a este Almirante, para publicação no blogue — garantimos o sigilo da identidade dos colaboradores.

Outro ponto que é bom relembrar: quem ainda não entrou com ação na Justiça contra a USM, o faça imediatamente, não deixe para amanhã. Quem entrou e ainda não conseguiu resolver o problema, não desanime. A ameaça feita aos professores de que há uma tal “lista negra” (termo usado pelos gestores) para quem entrar na Justiça contra a USM é uma farsa. Uma farsa, como outras ações da administração da Nau.

Logo gritaremos “terra à vista”, confiem!

Boa semana e um abraço do Almirante!

agosto 18, 2008 - Posted by | Uncategorized

9 Comentários »

  1. Com o objetivo de se dedicar exclusivamente à presidência da Associação de Educação e Assistência Social São Marcos – mantenedora da Universidade –, o professor Ernani Bicudo de Paula deixa a Reitoria em regime de licença. O cargo será ocupado pela professora Helena Rosa, atual Pró-Reitora de Graduação, a partir do dia 1º de setembro.

    Comentário por exfuncionario | agosto 19, 2008 | Responder

  2. Caro Almirante,

    Viu a última notícia que saiu no site da UniMerda?
    O Magnífico Reitor Ernani Bicudo de Paula deixou a Reitoria (saiu de licença, diz o site) para tomar conta da Mantenedora, e quem assumiu foi a puxa-saco da Profª. Helena Rosa…isso não está me cheirando boa coisa, aí tem…quais serão os próximos capítulos desta novela???

    Quem tiver alguma notía, por favor, nos posicione.

    Abraços

    Comentário por Vítima da família "De Paula" | agosto 20, 2008 | Responder

  3. Caro Almirante,

    Passeando pelo site do Sinpro, observei algumas notícias sobre denúncias feitas pelo sindicato contra a Universidade. Entretanto, não há informações sobre o andamento dessas denúncias. Algúém tem notícias atuais?
    Aproveito para informar que hoje é dia 21 de agosto e o salário de julho ainda não foi depositado, bem como as férias, 13º terceiro e outras verbas que todos nós já sabemos.

    Comentário por Indignada é pouco | agosto 21, 2008 | Responder

  4. Nova estratégia – o funcionário trabalha o mês inteiro feito burro de carga, faz mudanças etc, etc… e no final do mês é demitido sem receber nada, inclusive o mês trabalhado, nenhum centavo.

    Comentário por Che Guevara | agosto 22, 2008 | Responder

  5. Oi Almirante

    Nós continuamos na mesma, dia 26 de Agosto não recebemos salários. O príncipe Ernani José prometeu pagar os salários em dia e nada. O aluguel atrasado, sem dinheiro na carteira, crediário vencido….Somente medo e mais medo…
    E para piorar você agora escreve pouco. Porque?

    Jovem

    Comentário por Jovem | agosto 26, 2008 | Responder

  6. Ouvi pelos corredores que os professores do curso de…. (omiti para não causar represálias) irão fazer uma paralisação no dia 1º.
    Alguém tem notícias concretas sobre esse fato.
    Poderíamos nos organizar para fortalecer esse movimento e assim, ter força para por um basta nas irregularidades praticadas pela São Marços.
    Vamos nos unir????
    Caro almirante,
    Podemos utilizar o blog para fazer esse movimento já que não temos acesso aos e-mails de todos??

    Comentário por Indignada é pouco | agosto 27, 2008 | Responder

  7. Poderiam os funcionários e professores demitidos e que até hoje não receberam nada se juntarem ao movimento?!

    Comentário por Apenas mais um credor da USM | agosto 27, 2008 | Responder

  8. Seria ótimo.
    Que tal reunir todos os funcionários na frente da São Marcos.
    Chamar um carro de som etc.
    Chamar o jornal local.

    Comentário por Indignada é pouco | agosto 27, 2008 | Responder

  9. O l/3 de férias que talvez sera pago dia 03 de setembro refere-se ao de 2007, que não foi pago. Fica então para ser recebido 1/3 de férias de 2008, isto não esta sendo citado em comentário algul.

    Comentário por Um velho colaborador | agosto 30, 2008 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: