Nau Desgovernada

Como afundar uma Universidade

O insensato coração do Almirante

Recebi esta mensagem que segue abaixo destas minhas observações. Gostaria de ter mais tempo para responder com calma, ponto por ponto. Como não dá para fazê-lo, destaco algumas coisinhas. Primeiro o indivíduo bota em dúvida a credibilidade do Almirante por isso ser um pseudônimo. Só que o distinto missivista que tanto dedo gastou para escrever essa mensagem assina como “Sensato”. E ainda manda como se fosse um email do Sinpro! Pergunta: você, senhor Sensato, pode usar pseudônimo?

Depois acusa o Almirante de querer fechar a Universidade São Marcos. Quando o Almirante disse isso? O Almirante não é burro. Em outro post dissemos claramente que a Universidade é muito maior que seus donos incompetentes. E, sendo assim, deveria ser recuperada para garantir o emprego dos professores e funcionários, o pagamento da rescisão dos mais de duzentos profissionais demitidos e a garantia da qualidade de ensino. Quem busca a falência da instituição não são os demitidos. São os de Paula que continuam acumulando dívidas e descumprindo com suas obrigações frente aos professores, alunos, funcionários e um monte e demitidos.

O senhor Sensato diz que uma Universidade não fechará e, na pior das hipóteses, será vendida para um grupo de investidores que colocará as dívidas em dia. Pois que os de Paula então assumam sua incompetência e vendam!!! Cobrem 1 real !!! Transfiram para quem sabe e pode salvar a instituição. Simples assim.

Peço ao senhor Sensato que da próxima vez que enviar um comentário não o coloque em oito posts diferentes. Um só já basta, ok?

Agora deliciem-se com a cartinha do senhor Sensato.


Sensato

sensato@sinpro.sp.com.br | 201.6.251.31

Em quem acreditar? Numa Universidade tradicional como a São Marcos ou numa pessoa anônima, auto intitulada “Almirante Negro”, que certamente é um dos docentes demitidos que querem a ruína da Instituição?

Temos que ser objetivos. Será que a ruína da Universidade, a paralisação dos professores, o boicote no pagamento das mensalidades e a greve, são a solução para os problemas de uma Instituição? Não mesmo. Isso é uma atitude que certamente piorará a situação do curso, da Instituição e logicamente dos alunos.

Qual aluno quer ter um diploma de uma faculdade que fechou? Querem ter orgulho da Instituição em que estudam. A reivindicação, ao contrário do que deseja este “Almirante Negro”, é válida, e também um direito do aluno de cobrar da Faculdade melhoras.

A questão de salários de funcionários e de professores é problema único da Instituição, e não dos alunos, que não merecem dos professores o que estão fazendo. Se o professor não recebe o salário em dia, e não tem condições financeiras para comparecer ao trabalho, ele tem todo o direito de informar o fato à Instituição e ficar em casa, devendo a Universidade substituí-lo de maneira à nunca prejudicar o aluno, que paga suas mensalidades e merece o melhor ensino possível.

Me parece contra a ética profissional o professor que reclama em sala de aula da própria Instituição e comparece à aula e não faz o seu dever, ou seja, ensinar os alunos com competência.

O problema de inadimplência, demissões em massa, corte de gastos e problemas financeiros é um problema enfrentado pela maioria das Universidades particulares de São Paulo. Recentemente uma Instituição de ensino de São Paulo demitiu cerca de 700 funcionários. Muitas outras são de baixíssima qualidade de ensino.

Será que realmente a opção é mudar de instituição? Transferir de faculdade pode se tornar um grande problema ao aluno. Adaptações à grade, perda de informações, mudança de hábitos e endereços, alteração de valores de mensalidades, etc., são uns dos grandes problemas que serão enfrentados.

Talvez devêssemos apoiar a Universidade e acreditar na melhora. Todos sabemos que uma Universidade não fecha as portas. O mínimo que pode acontecer é a venda à algum grupo de investidores que certamente colocará suas despesas em dia.

Existem muitas pessoas interessadas numa situação de caos total, como é o caso do “Almirante Negro”, de alguns professores demitidos, de alguns alunos que saíram. Boatos de que professores ganharão alguma vantagem de outras Instituições levando alunos para lá, assim como alunos que ganharão bolsa fazendo com que sua turma transfira para alguma Instituição. Essas pessoas certamente não estão dando a mínima para os alunos, mas sim pensando em benefício próprio.
Quem aqui nunca enfrentou uma situação difícil? A Universidade São Marcos, assim como qualquer outra está numa fase difícil, com a crise da Bolsa de Valores, inadimplência alta, etc.

Não podemos deixar de cumprir com nossa obrigação de aluno com o pagamento das mensalidades, para que a Faculdade possa cumprir com a dela. O professor também tem o dever de cumprir com sua obrigação ética e profissional de ensinar bem. Por fim, a Universidade tem o dever de cumprir com todas as suas obrigações salariais, etc. Para isso, todos tem que andar juntos, vestir a camisa e trabalhar para o melhor para o aluno.

A São Marcos tem 39 anos. É respeitada no Brasil inteiro. Mesmo diante das dificuldades não deixou de oferecer qualidade de ensino, ao contrário de muitas Instituições.

Portanto, entendo que a questão é somente uma: devemos continuar nossos estudos, pagar a Universidade em dia, exigir do professor o melhor ensino, e exigir da Universidade as melhoras necessárias, seja de infra-estrutura, seja de professores, seja de funcionários, etc.

Não devemos confiar em quem nem sequer sabemos quem é…rsrs O Barco não irá afundar como o “Almirante Negro” quer.!!!

novembro 5, 2008 - Posted by | Uncategorized

5 Comentários »

  1. Primeiro; É necessária uma correção: não são 200 demitidos. São cerca de 500. Até julho tinha cerca de 450 demitidos entre professores e funcionárioos administrativos e que aida não tinham recebido um centavo.

    Segundo: Se a greve, a paralização, o boicote não são a solução, então pergunta-se: a retenção dos salários, não recolhimento do FGTS, das Contribuições Prevideciárias, não pagar alugues, etc… etc.., são solução???? Sr. Sensato?
    Terceiro: Se questão de salário dos professores e funcionários é um problema da instituição e não dos alunos, ora bola, então assuma, fique à vontade para resolver. Mas resolva.
    Quarto: O problema de inadimplência, demissões em massa, corte de gastos e problemas financeiros é um problema enfrentado pela maioria das Universidades particulares de São Paulo. Recentemente uma Instituição de ensino de São Paulo demitiu cerca de 700 funcionários. Muito bem. Não se discute aqui se a instituição pode ou não demitir. O que se discute é a falta de respeito com seu ex-colaboradores, alguns com mais de 20 anos de serviços na instituição. Quer mandar embora, mande, porém, honre suas obrigações. Pague em dias. A instituição referida mandou sim, mas pagou direitinho.
    Quinto:”Talvez devêssemos apoiar a Universidade e acreditar na melhora” Apoiar como? Com um diretor executivo que não aceita nem mesmo seu próprio poi dar sugestão, pois se considera o dono da verdade.
    Sexto: “Não podemos deixar de cumprir com nossa obrigação de aluno com o pagamento das mensalidades, para que a Faculdade possa cumprir com a dela.” Conheço essa linguagem! Você não me engana, meu ilustre. Você não é aluno coisa nenhuma. Parece que estou te vendo falar assim!! Aplique outra.
    Crise na bolsa de valores!!!!!!! Ah!! então tens dinheiro aplicado na bolsa. Porque não pagou suas dívidas. Preferiu aplicar na boilsa? Assuma o risco meu camarada!!

    Comentário por Desempregado Revoltado | novembro 7, 2008 | Responder

  2. Sr. Sensato,

    O sr. é Louco? Alienado? Ignorante? Imbecil?
    O seu comentário é uma insanidade!!!!!
    Só nos resta pensar que ou o sr. faz parte da quadrilha de Paula ou o sr. foi pago, e muito bem pago, para escrever tais “babozeiras”!

    Comentário por Apenas mais um Credor da USM | novembro 7, 2008 | Responder

  3. Sr. Sensato vejo que vc não tem nada na cabeça.

    Onde já se viu tanto blá, blá, blá de sua parte?

    pelo visto vc trabalharia sem receber salário? recolher FGTS? INSS? é claro que não!
    A crise da Bolsa começou neste mês, porém a crise é desde 2007. Como vc explica isso???

    Claro que temos que pagar as mensalidades, se não houver retorno podemos depositar no Banco do Brasil que tem penhora on-line.

    E outra a greve não denigre imagem de instituição nenhuma>.
    Por ex. a USP tem greve todo ano, nem por isso é uma porcaria.

    Comentário por ALUNO | novembro 8, 2008 | Responder

  4. Em quem acreditar? Numa Universidade tradicional como a São Marcos ou numa pessoa anônima, auto intitulada “Almirante Negro”, que certamente é um dos docentes demitidos que querem a ruína da Instituição?

    E vc senhor sensato que credibilidade oferece? vc acredita que isto tudo é mentira então pq perde seu tempo em responder? se quem comenta é um dos docentes vc deve ser uns dos donos… se és tão bom no que diz mostra a tua cara…

    Temos que ser objetivos. Será que a ruína da Universidade, a paralisação dos professores, o boicote no pagamento das mensalidades e a greve, são a solução para os problemas de uma Instituição? Não mesmo. Isso é uma atitude que certamente piorará a situação do curso, da Instituição e logicamente dos alunos.

    piorará vc e bem humilde em!! já esta pessima pois eu como aluna sinto VERGONHA de estudar sem tem ao menos uma aula prática não ter o minimo de infraestrutura no meu curso…. vc está formado e deve ser um profissional de merda pois oferecer cursos sem infraestrutura e chamar os alunos de palhaços!

    Qual aluno quer ter um diploma de uma faculdade que fechou? Querem ter orgulho da Instituição em que estudam. A reivindicação, ao contrário do que deseja este “Almirante Negro”, é válida, e também um direito do aluno de cobrar da Faculdade melhoras.

    mais do que está sendo cobrado? eu estou no aguardo a 1 ano e nada acontece o que se esperar de uma universidade onde não tem nem papel para limpar a bunda… esperar infraestrutura e o mesmo que acreditar em papai noel..

    A questão de salários de funcionários e de professores é problema único da Instituição, e não dos alunos, que não merecem dos professores o que estão fazendo. Se o professor não recebe o salário em dia, e não tem condições financeiras para comparecer ao trabalho, ele tem todo o direito de informar o fato à Instituição e ficar em casa, devendo a Universidade substituí-lo de maneira à nunca prejudicar o aluno, que paga suas mensalidades e merece o melhor ensino possível.

    é logico para vc que os alunos não tomem as dores né… e piada vc está com suas contas em dia e não passa fome.. substituir por quem ora meu caro nem relogio trabalha de graça

    Me parece contra a ética profissional o professor que reclama em sala de aula da própria Instituição e comparece à aula e não faz o seu dever, ou seja, ensinar os alunos com competência.

    vc está em sala de aula para saber o que realmente acontece.. Eu agradeço muitos aos meu professores por me ensinarem tanto tem competência suficiente para isso para trabalhar sem receber e ensinar bem eles fazem milagre! e alias n terem nem apagador para dar aula imagina outras coisas nescessarias para um curso…

    O problema de inadimplência, demissões em massa, corte de gastos e problemas financeiros é um problema enfrentado pela maioria das Universidades particulares de São Paulo. Recentemente uma Instituição de ensino de São Paulo demitiu cerca de 700 funcionários. Muitas outras são de baixíssima qualidade de ensino.

    como vc sabe? vc já foi em outras universidades para saber? em outras tem pelo menos infraestrutura para meu curso coisa que a s marcos nem oferece…

    Será que realmente a opção é mudar de instituição? Transferir de faculdade pode se tornar um grande problema ao aluno. Adaptações à grade, perda de informações, mudança de hábitos e endereços, alteração de valores de mensalidades, etc., são uns dos grandes problemas que serão enfrentados.

    EU VOU MUDAR PODE TER CERTEZA… ADAPTAÇÕES LÓGICO QUE VAI SER UM PROBLEMA SAIR DE UMA UNIVERSIDADE QUE N OFERECE NADA PARA UMA QUE TEM TUDO VIXEE VOUI TEM QUE ESTUDAR MUITO PARA RECUPERAR AS AULAS PRATICAS QUE EU PERDI N SÃO MARCOS…

    Talvez devêssemos apoiar a Universidade e acreditar na melhora. Todos sabemos que uma Universidade não fecha as portas. O mínimo que pode acontecer é a venda à algum grupo de investidores que certamente colocará suas despesas em dia.

    ACREDITAR EM MELHORAS SORRY BABY EU NÃO ACREDITO EM COELHINHO DA PÁSCOA NEM EM PAPAI NOEL E ESPERO ISSO A 1 ANO…

    Existem muitas pessoas interessadas numa situação de caos total, como é o caso do “Almirante Negro”, de alguns professores demitidos, de alguns alunos que saíram. Boatos de que professores ganharão alguma vantagem de outras Instituições levando alunos para lá, assim como alunos que ganharão bolsa fazendo com que sua turma transfira para alguma Instituição. Essas pessoas certamente não estão dando a mínima para os alunos, mas sim pensando em benefício próprio.
    Quem aqui nunca enfrentou uma situação difícil? A Universidade São Marcos, assim como qualquer outra está numa fase difícil, com a crise da Bolsa de Valores, inadimplência alta, etc.

    NOSSA A CRISE DA BOLSA NUM TEM NEM 1 ANO O PROBLEMA DA S MARCOS VEM SE ARRASTANDO AO LONGO DE ANOS… EU N PRECISO LEVAR ALUNOS DO MEU CURSO PAR AGANHAR BENEFICIOS EU SÓ LEVO A MIM MESMO POIS N QUERO ER UM PROFISSIONAL MEIA BOCA

    Não podemos deixar de cumprir com nossa obrigação de aluno com o pagamento das mensalidades, para que a Faculdade possa cumprir com a dela. O professor também tem o dever de cumprir com sua obrigação ética e profissional de ensinar bem. Por fim, a Universidade tem o dever de cumprir com todas as suas obrigações salariais, etc. Para isso, todos tem que andar juntos, vestir a camisa e trabalhar para o melhor para o aluno.

    EU PAGO AS MINHA MENSALIDADES EM DIA, ELES ENSINAM MUITO BEM É LASTIMAVEL VER GRANDES PROFESSORES PERDENDO SEU TEMPO ENSINANDO NUMA INSTITUIÇÃO QUE NEM PAPEL SE TEM…

    A São Marcos tem 39 anos. É respeitada no Brasil inteiro. Mesmo diante das dificuldades não deixou de oferecer qualidade de ensino, ao contrário de muitas Instituições.

    O QUE!!!! *0* ME MOSTRA A QUALIDADE DO MEU CURSO HUAUAUAHUAHAU FAZ ME RIR! HJ É DIA 1 DE ABRIL?

    Portanto, entendo que a questão é somente uma: devemos continuar nossos estudos, pagar a Universidade em dia, exigir do professor o melhor ensino, e exigir da Universidade as melhoras necessárias, seja de infra-estrutura, seja de professores, seja de funcionários, etc.

    EU ESPERO ISSO A 1 ANO … SORRY EU NÃO VIVO DE PROMESSAS E SIM DE ATITUDES..

    Não devemos confiar em quem nem sequer sabemos quem é…rsrs O Barco não irá afundar como o “Almirante Negro” quer.!!!

    E VC SABEMOS AO MENOS QUE É? SE É REALMENTE SR. SENSATO MOSTRA A SUA CARA…

    EU NÃO TENHO MEDO DE MOSTRAR QUE EU SOU…

    Comentário por MAIS UMA ALUNA DESRESPEITADA! | novembro 10, 2008 | Responder

  5. SENSATEZ INSANA…

    Sou uma aluna do curso de Comunicação Social, e assim como a colega “Mais uma aluna desrespeitada”, sinto uma enorme vergonha de hoje falar que estudo na São Marcos.
    Uma facudade que por enquanto vive de nome, e um nome que está indo pra lama…devido a má administração de pessoas que só pensa em seus próprios umbiguinhos!!
    Fico pensando…com toda essa paralisação, realmente os alunos perdem muito, porém se eu fosse um professor também pararia…já não é mais questão de um mês de atraso no pagmento, são vários meses…e ai? As contas chegam, e vc faz oq?? Faz que nem a faculdade e não paga??
    Dai chega um otário que se auto denomina como sensato, que deveria primeiramente se interar da real situação da Universidade antes de falar um monte de idiotices.
    Assim como meu curso (de Comunicação), varios outros sofrem por falta de recursos, laboratórios especificos de cada área, demissões de professores com qualidade e curriculo…professores que acrescentavam muito em nosso conhecimento, que foram mandados embora ou que sairam devido a crítica situação da Universidade.
    Olhem o Campus Padre Chico e o Santa Paulinia. Nem um laboratóro de informática para uso dos alunos tem. E quando tinha, eram computadores que viviam cheios de virus, com problema, faltando peças, e sem nenhuma manutenção nem monitoria. Internet virou LENDA.

    Sr. Sensato, essas criticas não é só do Almirante e de professores que já foram demitidos, ou de alunos que sairam da faculdade. São de pessoas como eu que ficam desesperadas em ver o barco afundar e que não vai ficar parada, igual o casal no TITANIC, esperando o barco afundar…que realmente vai pegar as trouxinhas e cair fora.

    Acho que já gastei muito tempo e dinheiro com uma instituição que não tem respeito nem com seus funcionários, muito menos com seus alunos.

    Só lamento não terem proibido a abertura de processos seletivos este ano, pois vejo que muitas pessoas já se inscreveram na esperança de encontrar uma UNIVERSIDADE de verdade…uma universidade que já teve qualidade.

    Comentário por PACIENCIA ZERO | novembro 12, 2008 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: